icone-msn.png

Telefones

(51) 3023.8255 | 3013.9493

icone-skype.png

Skype

atendimentociadamarca

icone-whatsapp.png

WhatsApp

(51) 984007818

HISTÓRIAS DAS MARCAS

Nextel

nextel-4ca4858b554a8.jpg

Nextel

Oferecendo soluções que integram no mesmo aparelho telefonia móvel digital, envio e recebimento de mensagens de texto, acesso à internet, Conexão Direta Nacional e Internacional, localização, entre outros, a NEXTEL se tornou uma das provedoras líderes de serviços integrados de comunicação digital, criada para facilitar e agilizar empresas e profissionais em mercados internacionais selecionados. NEXTEL é celular, é rádio, é ilimitado e, principalmente, é uma empresa que trabalha para a eficiência e o sucesso de outras empresas.

A história

A história começou em 1987 na cidade de Reston, estado americano da Virginia, quando Mogarn E. O’Brien e Brian McAuley, profissionais da Comissão Federal dos Estados Unidos, atuantes no setor de telecomunicações, com o intuito de prover um serviço móvel especializado de alta qualidade e redução de custos operacionais, fundaram a Fleet Call (chamada assim porque utilizava a mesma freqüência de rádio de comunicação que os taxistas e frotistas), empresa especializada em radiocomunicação. Em 1990, Craig McCaw assume a diretoria da Fleet Call, o que resulta em alianças estratégicas com líderes de empresas de comunicação de primeira linha, como Motorola e Northen, que fornecem uma campanha de tecnologia para redes de telecomunicação móvel digital. A base de assinantes de rádio frequência era superior a 120 mil.

Somente em 1993 a empresa passou a se chamar NEXTEL Communications. No ano seguinte se fundiu com a OneComm, oferecendo serviços em 50 estados americanos, comprando a licença inteira dos rádios SMR (Specialized Mobile Radio) da Motorola, sistema que permitia se comunicar pelo celular, como se fosse um rádio, através do toque de um simples botão. Esse sistema, mais conhecido como “push-to-talk (PTT)”, seria o principal fator de popularidade da marca nos anos seguintes. Ainda nesse mesmo ano, ingressou em 24 dos 33 estados do Canadá através de um acordo com a empresa Clearnet Communications.

Em 1996, a empresa pagou cerca de US$ 100 milhões pelos direitos de utilização de uma nova tecnologia da Motorola, chamada de iDEN (integrated Digital Enhanced Network), um sistema de trunking digital de alta capacidade, que permite aliar os recursos de rádio digital, telefonia móvel digital e transmissão de dados numa mesma rede, para o mercado doméstico e internacional. Com isso, em novembro desse mesmo ano, introduziu o serviço digital iDEN All-in-One (tudo em 1), que incluía Conexão Direta Nextel, Telefonia Móvel, Recado Digital e Nextel Online, utilizando o mesmo aparelho, nas cidades de Las Vegas e Detroit. A tecnologia iDEN, desenvolvida pela Motorola, proporcionava alta qualidade de som, privacidade e maior segurança contra clonagem, além da transmissão de dados por circuito e por pacote.

Foi neste momento que a empresa começou a pensar em uma expansão internacional ao criar a NEXTEL INTERNATIONAL, que seria responsável pelos serviços de telefonia móvel e infra-estrutura de redes nos mercados estrangeiros. Inicialmente está divisão começou a operar na América Latina e nas Filipinas. Em 1997 introduziu seu sistema iDEN em várias outras grandes cidades americanas, aumentando assim sua área de cobertura. Ainda nesse mesmo ano, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de assinantes. A NEXTEL lançou seus serviços no Brasil nesse mesmo ano, inicialmente na cidade de São Paulo e depois no Rio de Janeiro, em Bueno Aires na Argentina, no México, Peru e nas Filipinas atingindo a marca dos dois milhões de assinantes no mundo todo.

No ano de 1998 lançou o aparelho Nextel i600 phone, mais leve e menor, com bateria de grande duração, além de introduzir o serviço wireless digital iDEN no Brasil e na Argentina. Apenas dois anos mais tarde, a NEXTEL atingia a impressionante marca de 5 milhões de assinantes. Foi nesta época que anunciou a introdução do serviço NEXTEL Worldwide, sistema de comunicação digital cobrindo os Estados Unidos e mais 70 países, incluindo 18 das 25 maiores cidades do mundo. No início do novo milênio a NEXTEL era uma empresa extremamente consolidada, que ao longo dos anos havia afetada o mercado de celulares em várias maneiras: primeira empresa a disponibilizar com sucesso, diversos planos com chamadas ilimitadas para uma grande base de assinantes; primeira empresa a implantar nacionalmente nos Estados Unidos o sistema Direct Connect, onde ao apertar um botão o usuário poderia se comunicar via rádio-chamada; e primeira empresa a integrar GPS em seus telefones celulares.

Em 2005, a Sprint, empresa de telecomunicação fundada em 1899, comprou a NEXTEL por US$ 35 bilhões, formando assim a SPRINT NEXTEL. A divisão internacional, conhecida pela sigla NII, se tornou uma empresa independente, com capital aberto na Bolsa de Valores desde 2003, tendo como maior acionista a Sprint Nextel. Recentemente, os problemas da Sprint no setor de wireless (sem fio) vêm alimentando recentes rumores de que a empresa pretenderia separar e até vender a unidade NEXTEL, e que o fundador da própria NEXTEL, Morgan O'Brien, que no momento atua como CEO na empresa de telecomunicação Cyren Call, seria um dos interessados em comprar a unidade.

A evolução visual

O logotipo da NEXTEL passou por algumas modificações no decorrer dos anos. A última e mais radical, aconteceu em 2005, quando a empresa foi comprada pela Sprint. O novo logotipo foi adotado somente na América do Norte (com exceção do México).

Os slogans

Helping people communicate more effectively. (2007)
Nextel. Done.
How Business Get Done.
Get Smart, Get NEXTEL. (1997)
Bem-Vindo ao Clube. (Brasil, 2008)
Direto, este é o nosso jeito. (Brasil, 2006)
Muito mais que celular. (Brasil)
El poder de hacer. (México)
Hablemos de negocios. (México)
Mucho más que un celular. (Argentina)

Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1987
● Fundador: Mogarn E. O’Brien e Brian McAuley
● Sede mundial: Reston, Virginia
● Proprietário da marca: Sprint Nextel Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Steve Shindler
● CEO: Steve Dussek
● Faturamento: US$ 4.27 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 768 milhões (2008)
● Assinantes: 6.2 milhões
● Presença global: 6 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 10.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Serviço de rádio-chamada via celular
● Ícones: A comunicação integrada ao toque de um botão
● Slogan: Bem-Vindo ao Clube.
● Website: www.nextel.com.br

A marca no Brasil

A NEXTEL chegou ao Brasil em 1997 e revolucionou a maneira das empresas brasileiras se comunicarem. Hoje, já faz parte do cotidiano dos negócios falar de forma ilimitada no Brasil e em outros 6 países, somente apertando um botão. É a Conexão Direta Nextel, que garante agilidade, baixo custo e eficiência. E o resultado não poderia ser diferente: a Nextel tem os clientes mais satisfeitos do mercado de telefonia, o menor número de reclamações e alto índice de recomendação mantendo a incrível média de 40% de crescimento anual. Atualmente a NEXTEL oferece a mais completa solução de comunicação móvel integrada, adaptada às necessidades de cada usuário, com serviços de:

● Telefonia Móvel Digital (nacional e internacional)
● Conexão Direta (permite ao usuário falar imediatamente com sua equipe, fornecedores ou clientes, ao simples toque de um botão, inclusive entre cidades e Estados, sem custo de interurbano)
● Conexão Direta Internacional (serviço de Conexão Direta com Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, México e Peru, sem custo de ligação internacional)
● Serviços de Mensagens Nextel (Nextel Torpedo e Mensagens de Mão Dupla)
● Soluções de Dados (Transmissão de Dados por Pacote, padrão 2,5G, Gerenciamento de Equipes em Campo, GPS integrado nos aparelhos da nova plataforma Falcon, NextelMail, Mapas & Rotas e outros)

Atualmente, a NEXTEL Brasil tem mais de 4 mil funcionários e uma base de quase 1.7 milhões de clientes, que contam com o diferencial de uma empresa próxima e atenta às suas necessidades, dedicada ao público corporativo e que oferece soluções adaptadas às necessidades de cada usuário. A área de cobertura da NEXTEL compreende 282 cidades nos estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Brasília.

Atualmente, o slogan da marca, os aparelhos e os clientes não têm a ver com a empresa que desembarcou no Brasil em 1997. Antes, a marca era a preferida dos motoboys. Hoje, seus telefones estão nas mãos de presidentes e personalidades. Apesar de manter operação no México, Argentina e Peru, o Brasil conquistou uma posição de destaque nos últimos anos. Em seu atual posicionamento de marca, lançado no início de 2008, a NEXTEL apresenta o slogan “Bem-Vindo ao Clube”, reforçando o atributo de formação de redes sociais que se comunicam ao simples toque de um botão, além de criar um ícone (asterisco). Suas campanhas tratam o homem de negócios como uma pessoa completa, que vai além do ambiente de trabalho e conecta-se facilmente a outros grupos de interesse por meio dos serviços da operadora.

A NEXTEL passar a ser o clube de pessoas especiais, que exigem o melhor, e que integra diversos clubes de interesses profissionais e individuais. Já o ícone da marca, um asterisco, representa a intersecção de todos os clubes que formam uma pessoa. É também o ponto de contato desses clubes em um único: o da NEXTEL. Para os usuários da NEXTEL, o asterisco ainda é o símbolo que diferencia o número de seu rádio de um celular comum. Alex Atala participa da campanha em mídia impressa e TV. O texto em revista o apresentava-o como “chef, dono de restaurante, três filhos, punk rocker, pescador, DJ de vez em quando”, e terminava: “Essa é a minha vida, esse é o meu clube. Nextel. Bem-Vindo ao Clube”. Entre outras personalidades que fazem parte do Clube da Nextel e integram a campanha estão: Camila Morgado, Reinaldo Lourenço, Fernando Meirelles e outros profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação, nem sempre famosos.

A marca no mundo

Atualmente as licenças de comunicação móvel da NEXTEL cobrem aproximadamente 390 milhões de pessoas, sendo que 157 milhões estão na América Latina. As NEXTEL têm direito de uso da freqüência de 800 MHz, com potencial de atender mais de 633 milhões de pessoas nas Américas e na região da Ásia e do Pacífico, estendendo-se por 12 das 25 maiores cidades do mundo. Além dos Estados Unidos, Canadá e México, a NEXTEL tem forte presença no Brasil, Argentina, Chile e Peru, contando com mais de 6 milhões de assinantes.

Você sabia?

● A Nextel é a única operadora do Brasil a utilizar a tecnologia para telefone celular conhecida como iDEN.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Deixe seu comentário:


botao-enviar-contato.jpg

Nossos Clientes

“Desde o primeiro contato sempre fomos bem assessorados, de maneira segura, rápida e eficiente pela equipe...

- Sr. Paulo / Joinville – SC


veja-mais-depoimentos.jpg
FALE CONOSCO - SOLICITE UM ORÇAMENTO


botao-enviar-contato.jpg

CIA DA MARCA NA MÍDIA


revista-capas1.jpgfigura-menu-sala-imprensa.jpg
Matéria publicada na revista MEU PRÓPRIO NEGÓCIO. edição nº 64 - Maio de 2008btn-leia-integra.jpg
marca-blindada
CIA DA MARCA
REGISTRO DE MARCAS E PATENTES
ATENDIMENTO ONLINE

Telefones: (51) 3023.8255 | 3013.9493

Skype: atendimentociadamarca

Fone / Fax: (51) 3023-8255 / (51) 3013-9493


Av. Protásio Alves, 1281/508 - Bairro Santa Cecília

Porto Alegre - RS - CEP 90410-001

PARCERIAS COM
Convênio com Escritórios de Contabilidade e Agências de Publicidade

Twitter Facebook
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente informativo sobre marcas e patentes