icone-msn.png

Telefones

(51) 3023.8255 | 3013.9493

icone-skype.png

Skype

atendimentociadamarca

icone-whatsapp.png

WhatsApp

(51) 984007818

HISTÓRIAS DAS MARCAS

A rede GENDAI de culinária japonesa

gendal.jpg

GENDAI

A rede GENDAI de culinária japonesa

A história

A idéia de abrir o próprio negócio surgiu quando Carlos Sadaki ainda trabalhava no departamento de marketing de alimentos da Sakura, fabricante de molhos. Quando saiu da empresa, no início de 1992, o executivo resolveu concretizar um sonho e fundou, junto com três sócios, entre eles o amigo de infância Alexandre Miqui e Robinson Shiba, este fundador da China in Box, a GENDAI, uma loja no Shopping Morumbi em São Paulo, onde um “sushi bar” ganhava destaque junto aos molhos orientais, bebidas importadas, utensílios de cozinha japonesa e outros produtos desta tradicional culinária. A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade, bairro tradicional de imigrantes japoneses da capital paulista. Essa primeira unidade possuía apenas um sushi bar onde os clientes compravam os alimentos para consumir em casa. O termo “Gendai”, que significa “Tempos Modernos”, em japonês, surgiu por meio de uma sugestão de um dos pais dos sócios da empresa. O nome traduzia a filosofia da empresa, que era oferecer um serviço moderno, com inovações no ambiente dos shoppings centers. Os dois quadrados sobrepostos de seu logotipo não possuíam nenhum significado especial. Tratava-se de um ideograma criado pelos quatro sócios.

Com os bons resultados da primeira loja e a receptividade positiva do público, o empresário inaugurou, em 1994, sua segunda unidade, também no Shopping Morumbi. Na nova loja foi introduzido o formato fast-food (alimentação rápida), com opções de pratos mais baratos e maior agilidade no atendimento. A arquitetura da unidade privilegiava o “sushiman”, que centralizava grande parte das atenções nos restaurantes. Os pratos eram preparados com um toque de arte na hora do pedido e mantinham a qualidade e o frescor de seus ingredientes. A harmonia dos ingredientes resultava em pratos modernos e irreverentes.

Seguindo o plano de expansão, guiado pelo sucesso do segmento de alimentação rápida no país, entre 1995 e 1996 foram inauguradas mais três unidades em shoppings da capital paulista: Ibirapuera, Eldorado e Paulista. Nesta época, a principal batalha da pequena rede era arregimentar a tropa de sushiman, que na época praticamente não existia no mercado nacional. A solução então foi investir em treinamento para formar um dos mais habilidosos times de sushiman do Brasil, capaz de produzir uma porção de sushi em apenas três minutos, ao invés dos 10 necessários na maioria dos outros restaurantes.

A partir de 1996, a rede GENDAI implantou um novo formato de comercialização, por meio de restaurantes que também ofereceriam serviço de entrega em domicílio (delivery). Ao mesmo tempo, a empresa adotou o sistema de franquia para os restaurantes. Nos dez anos seguintes a rede GENDAI se expandiu para outras cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte, e com um cardápio recheado de delícias orientais como Yakissoba, Sushi, Sashimi, Temaki, Tempurá, Teryaki, Kaki Ague (empanado de legumes), Guioza, Furai (porção de iscas empanadas de lula, camarão, frango e peixe), Harumaki (rolinho de carne, frango e camarão) conquistou milhões de apreciadores desta culinária saudável e saborosa. Em 2008, por interesses comuns dos sócios, houve a fusão das redes GENDAI e China in Box, que mantiveram, porém, operações independentes.

Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1992
● Fundador: Carlos Sadaki, Alexandre Miqui e Robinson Shiba
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo TrendFoods
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Robinson Shiba
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 38
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 800
● Segmento: Varejo (alimentação rápida)
● Principais produtos: Pratos da culinária japonesa
● Ícones: O Sushiman
● Website: www.gendai.com.br

A marca no Brasil

Atualmente a GENDAI, maior rede de culinária japonesa do Brasil, conta com 38 lojas localizadas em locais privilegiados de São Paulo (onde estão 28 unidades), Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Brasília e Belo Horizonte. A rede trabalha com três formatos de lojas: fast food, casual dinner (restaurante casual) e quiosque. A empresa atua ainda na área de eventos, oferecendo serviços de bufê e cursos de culinária japonesa nos quais os alunos podem conhecer alguns segredos desta milenar cozinha.

Você sabia?

● Atualmente os cardápios da rede são padronizados e gerenciados por uma Comissão de Qualidade, formada pelos “sushiman” mestres da rede.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).


Deixe seu comentário:


botao-enviar-contato.jpg

Nossos Clientes

“Desde nosso primeiro contato, via e-mail,  vocês demonstraram seriedade e competência. Estamos...

- Sr., www.igtquantum.com.br /


veja-mais-depoimentos.jpg
FALE CONOSCO - SOLICITE UM ORÇAMENTO


botao-enviar-contato.jpg

CIA DA MARCA NA MÍDIA


revista-capas1.jpgfigura-menu-sala-imprensa.jpg
Matéria publicada na revista MEU PRÓPRIO NEGÓCIO. edição nº 64 - Maio de 2008btn-leia-integra.jpg
marca-blindada
CIA DA MARCA
REGISTRO DE MARCAS E PATENTES
ATENDIMENTO ONLINE

Telefones: (51) 3023.8255 | 3013.9493

Skype: atendimentociadamarca

Fone / Fax: (51) 3023-8255 / (51) 3013-9493


Av. Protásio Alves, 1281/508 - Bairro Santa Cecília

Porto Alegre - RS - CEP 90410-001

PARCERIAS COM
Convênio com Escritórios de Contabilidade e Agências de Publicidade

Twitter Facebook
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente informativo sobre marcas e patentes